Nesta segunda (08/01) ocorreu o 1° Arquivologia em Ação com o tema "Impactos da Queima de Arquivos", sendo um momento de debate e reflexões com Marcio Porto, Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Ceará, Membro do Conselho Nacional De Arquivos – Conarq, Avaliador do Programa Memória do Mundo e atual Presidente da Arquive-CE; Larisse Maria Ferreira Moreira, Auditora de Controle Interno e Orientadora da Célula de Acesso à Informação da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará; Henrique Cardoso, Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e atual Presidente Da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado AssertCE; Carlos Amand, Analista de Tecnologia da Informação da Dataprev e para mediar o debate Andrea Remião, Bibliotecária e Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

 

 

    O Arquivologia em Ação será realizado mensalmente às segundas segundas-feiras, exceto em fevereiro que será na terceira semana em função do carnaval. A proposta do evento, cujo nome foi escolhido de forma participativa por meio de enquete, é disseminar a arquivologia no Estado do Ceará, provocando a reflexão sobre temas de interesse dos participantes, divulgando eventos da área e dando visibilidade à ARQUIVE-CE.

 

 

O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook, confira aqui .

Em breve será divulgado o tema e inscrições para o 2° Arquivologia em Ação.

 

 

 

        Em parceria com o Sebrae a Associação de Arquivistas do Estado do Ceará, trará em 2018 um evento gratuito a ser realizado mensalmente, toda 2° segunda-feira, no horário de 8h às 10h, para reflexão sobre Arquivologia, Políticas Arquivísticas, Preservação da Memória e do Patrimônio Documental, Acesso à informação,  Melhores Práticas Arquivísticas e outros assuntos da área.

        O formato do evento contará com debatedores sobre a temática abordada e um(a) mediador(a) para conduzir as discussões. 

         A escolha do nome do evento foi realizada de forma colaborativa nas redes sociais, onde elegeu-se como "Arquivologia em Ação". Sendo sua primeira edição no dia 08 de Janeiro, as 8h no SEBRAE. A inscrição deve ser realizada AQUI, e de forma gratuita.

 

 

 

ARQUIVOLOGIA EM AÇÃO : IMPACTOS DA QUEIMA DE ARQUIVOS

DATA: 08 de Janeiro de 2018

Local: SEBRAE, Av. Monsenhor Tabosa, 777 - Praia de Iracema

Inscrições: Clique Aqui

 

 

 

   

A Arquive-CE parabeniza o TRE-CE pela implantação de Programa de Gestão Documental culminando com a eliminação criteriosa de documentos por meio da publicação de 10 Editais de Ciência de Eliminação de Documentos, resultando na doação de 3,5 toneladas de papeis para a Associação de Catadores do Jangurussu, que por meio da reciclagem gerará emprego e renda para os catadores além de preservar aproximadamente 70 árvores.

"Acompanharam a doação, além de servidores, a chefe da seção de Arquivo, Maria Eliana do Nascimento Aquino; o assessor chefe da Presidência, Caio Guimarães; o diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio de Souza Porto; e a arquivista Rita São Paio, que já ministrou cursos sobre o assunto no TRE e, atualmente, elabora novos módulos para capacitação dos servidores em EaD".

 

 

 Leia mais: http://www.tre-ce.jus.br/imprensa/noticias-tre-ce/2017/Dezembro/tre-ce-realiza-o-primeiro-descarte-ecologico-de-documentos-e-processos

           

      O VIII Congresso Nacional de Arquivologia já tem tema, data e local definidos. Ocorrerá de 8 a 11 de outubro, em João Pessoa (PB), com o tema "Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a arquivologia". Esta edição do CNA está sendo organizada pela Associação de Arquivistas da Paraíba (AAPB). 

 

 

 

Acompanhe as informações na página do Facebook da AAPB e da ARQUIVE-CE.